FacebookTwitter

Saúde e Segurança Aplicadas as Atividades dos Geocientistas
Categoria: Publicações Escrito por Hits: 531

II Congresso Técnico-Científico – “Segurança e Saúde no Trabalho: uso de dados como instrumento para sistemas de prevenção” - Fundacentro/RJ

Saúde e Segurança Aplicadas as Atividades dos Geocientistas

Health and Safety Applied to Geologist Activities

Marco Antonio da Silva Braga (UFRJ), Marco Antonio Cardoso da Silva (Vale SA), Henry Galbiatti (Vale SA), Camilla Tavares (UFRJ), Manuella Mafia (UFRJ), Lorena Oliveira (UFRJ).

Key-words: Healthy and Safety, Mining, Geology activity.

The geologist in work activity is susceptible to a series of risks that can cause damage to his safety and physical and mental health. This work reports the main risks of the geologist's field activities and seeks to alert the community to work together in a coordinated action to promote direct action in the identification of dangerous conditions by improving their critical vision, providing decision making by properly directing the resources based in the knowledge of the risks, applying concepts of management and perception of risk to mitigate or eliminate these hazards.

The presented data was collected over the 20 years of practical experience of the authors and comes in the face of the occurrences of HSE registered in the Academy in recent months in Brazil.

Scenario is a set formed by the risk situation, its causes and each of its effects / impacts. It is important to observe the physical area and the process where the risk situation or aspect will materialize, to compose the correct analysis of the scenario.

The risk level of the scenario is obtained by multiplying the frequency factor by the severity factor, comparing the result with the risk matrix.

Considering that the frequency is a measure indicative of the amount of events or results per unit of time defined, and that severity is the size of the impact. It can be expressed qualitatively or quantitatively.

Most relevant Risk Scenarios in the activities of the Geologist due to Frequency and Severity:

• Mechanical Shocks (collisions, falls of pieces or equipment, falls of people, pressing, trampling, fragments or pieces projection, etc.)

• Animal Attack

• Fire

• Atmospheric discharge

• Equipment Tumbing

• Fall in trench or wells

• Fall of trees

Palavras-chave: Saúde e Segurança; Mineiração; Atividade Geológica.

O geocientista em sua atividade laboral está sujeito a uma série de riscos que podem causar danos a sua segurança e saúde física e mental. Esse trabalho relata os principais riscos das atividades do geocientista e busca alertar toda comunidade para trabalhar em conjunto em uma ação coordenada visando a promover a atuação direta dos executantes na identificação das condições perigosas aprimorando sua visão crítica, facilitando a tomada de decisão e direcionando corretamente os recursos baseado no conhecimento dos riscos, aplicando conceitos de gerenciamento e percepção de risco para mitigação ou eliminação desses perigos.

Os dados aqui apresentados foram coletados ao longo dos 20 anos de experiência prática dos autores e vem de encontro com as ocorrências de SSMA registrados na Academia nos últimos meses no Brasil.

Cenário é conjunto formado pela situação de risco, suas causas e cada um dos seus efeitos/impactos. Importante observar a área física e o processo onde a situação de risco ou aspecto se materializará, para compor a correta análise do cenário. O nível de risco do cenário é obtido a partir da multiplicação do fator de frequência pelo fator de severidade, comparando o resultado com a matriz de riscos.

Considerando que a Frequência é uma medida indicativa da quantidade de eventos ou resultados por unidade de tempo definida, e sendo a Severidade o tamanho do impacto. Pode ser expresso qualitativamente ou quantitativamente.

Cenários de Riscos mais relevantes devido a Frequência e Severidade:

• Choques mecânicos (colisões, quedas de peças ou de equipamentos, quedas de pessoas, prensamento, atropelamentos, projeção de peças ou fragmentos etc.)

• Ataque de animais

• Incêndio

• Descarga atmosférica

• Tombamento de equipamentos